I31.5 - Diplomados em cursos/ciclos de estudos que conferem nível CITE de ensino superior por área de educação e formação - área geral, em Portugal (2000/01 a 2016/17) a) | ||||||||||||||||||
Área de educação e formação - área geral | 2000/01 | 2001/02 | 2002/03 | 2003/04 | 2004/05 | 2005/06 | 2006/07 | 2007/08 | 2008/09 | 2009/10 | 2010/11 | 2011/12 | 2012/13 | 2013/14 | 2014/15 | 2015/16 | 2016/17 | |
Educação | 11 936 | 14 024 | 14 949 | 12 088 | 10 112 | 8 672 | 6 916 | 5 200 | 4 459 | 6 422 | 5 812 | 6 994 | 6 138 | 5 234 | 5161 | 3 861 | 3 702 | |
Artes e humanidades | 4 814 | 5 283 | 5 643 | 5 927 | 6 059 | 5 989 | 7 039 | 7 407 | 6 269 | 6 302 | 6 286 | 6 946 | 7 403 | 7 104 | 6742 | 6 875 | 7 693 | |
Ciências sociais, jornalismo e informação | 5 453 | 5 523 | 6 050 | 6 162 | 6 698 | 7 722 | 9 118 | 8 890 | 8 987 | 8 804 | 8 574 | 9 489 | 8 929 | 8 336 | 8479 | 8 247 | 8 427 | |
Ciências empresariais, administração e direito | 13 452 | 12 067 | 12 395 | 12 412 | 12 079 | 12 415 | 15 269 | 13 702 | 12 802 | 13 121 | 13 513 | 14 520 | 14 609 | 13 618 | 13950 | 13 944 | 14 915 | |
Ciências naturais, matemática e estatística | 2 486 | 2 782 | 3 212 | 3 254 | 3 370 | 3 079 | 3 890 | 4 818 | 4 121 | 3 866 | 4 102 | 4 379 | 4 578 | 4 471 | 4661 | 4 810 | 4 828 | |
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) | 862 | 966 | 914 | 1 117 | 1 199 | 1 032 | 1 305 | 1 388 | 1 181 | 1 002 | 993 | 1 048 | 1 055 | 919 | 862 | 857 | 1 479 | |
Engenharia, indústrias transformadoras e construção | 7 533 | 8 736 | 9 518 | 10 126 | 10 745 | 10 688 | 16 530 | 18 045 | 15 684 | 15 059 | 15 449 | 15 713 | 16 333 | 15 083 | 15338 | 15 545 | 16 105 | |
Agricultura, silvicultura, pescas e ciências veterinárias | 1 389 | 1 319 | 1 389 | 1 321 | 1 352 | 1 214 | 1 409 | 2 046 | 1 471 | 1 255 | 1 354 | 1 067 | 1 259 | 1 301 | 1408 | 1 416 | 1 711 | |
Saúde e proteção social | 10 142 | 9 795 | 10 485 | 11 505 | 13 113 | 15 000 | 15 505 | 16 442 | 14 853 | 15 066 | 15 298 | 14 751 | 14 430 | 13 793 | 13885 | 13 305 | 13 412 | |
Serviços | 2 024 | 2 402 | 2 661 | 2 959 | 3 346 | 3 398 | 3 560 | 3 601 | 4 030 | 4 105 | 4 101 | 4 127 | 4 213 | 4 262 | 4250 | 4 204 | 4 735 | |
Área desconhecida | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 8 | 21 | 22 | 27 | |
TOTAL | 60 091 | 62 897 | 67 216 | 66 871 | 68 073 | 69 209 | 80 541 | 81 539 | 73 857 | 75 002 | 75 482 | 79 034 | 78 947 | 74 129 | 74757 | 73 086 | 77 034 | |
Fonte: DGEEC |
Percentagem de diplomados em cursos/ciclos de estudos que conferem nível CITE de ensino superior, por área de educação e formação
I31.6 - Diplomados em CET(b), Especializações(c) e Diplomas de especialização(d)(e)(f) por área de educação e formação - área geral, em Portugal (2000/01 a 2016/17) | ||||||||||||||||||
Área de educação e formação - área geral | 2000/01 | 2001/02 | 2002/03 | 2003/04 | 2004/05 | 2005/06 | 2006/07 | 2007/08 | 2008/09 | 2009/10 | 2010/11 | 2011/12 | 2012/13 | 2013/14 | 2014/15 | 2015/16 | 2016/17 | |
Educação | 118 | 76 | 50 | 68 | 138 | 267 | 344 | 198 | 257 | 379 | 1 936 | 2 797 | 2 422 | 2 123 | 1989 | 1 632 | 1 340 | |
Artes e humanidades | 45 | 39 | 61 | 110 | 85 | 205 | 199 | 250 | 192 | 353 | 994 | 1 203 | 1 448 | 1 268 | 1611 | 1 642 | 1 476 | |
Ciências sociais, jornalismo e informação | 174 | 140 | 252 | 252 | 218 | 249 | 150 | 89 | 96 | 129 | 1 355 | 1 659 | 1 904 | 1 548 | 1829 | 1 762 | 1 869 | |
Ciências empresariais, administração e direito | 398 | 548 | 509 | 832 | 620 | 579 | 760 | 1 202 | 1 061 | 1 548 | 3 398 | 4 741 | 4 653 | 4 381 | 4586 | 4 348 | 3 176 | |
Ciências naturais, matemática e estatística | 50 | 63 | 63 | 23 | 88 | 151 | 89 | 80 | 83 | 289 | 873 | 1 426 | 1 729 | 1 540 | 1548 | 1 746 | 1 464 | |
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) | 51 | 42 | 68 | 101 | 106 | 184 | 309 | 362 | 399 | 401 | 496 | 785 | 684 | 788 | 1009 | 546 | 303 | |
Engenharia, indústrias transformadoras e construção | 112 | 147 | 97 | 153 | 169 | 363 | 434 | 679 | 724 | 936 | 1 791 | 2 953 | 2 967 | 3 520 | 3076 | 2 455 | 1 774 | |
Agricultura, silvicultura, pescas e ciências veterinárias | - | 14 | 12 | 10 | 7 | 14 | 39 | 92 | 123 | 207 | 215 | 350 | 441 | 533 | 666 | 196 | 153 | |
Saúde e proteção social | 50 | 60 | 90 | 138 | 379 | 664 | 1 130 | 1 057 | 1 408 | 1 525 | 2 715 | 2 043 | 2 193 | 2 145 | 2255 | 1 682 | 1 541 | |
Serviços | 51 | 72 | 93 | 110 | 104 | 176 | 159 | 243 | 389 | 488 | 764 | 894 | 1 093 | 1 052 | 1211 | 791 | 759 | |
Área desconhecida | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
TOTAL | 1 049 | 1 201 | 1 295 | 1 797 | 1 914 | 2 852 | 3 613 | 4 252 | 4 732 | 6 255 | 14 537 | 18 851 | 19 534 | 18 898 | 19780 | 16 800 | 13 855 | |
Fonte: DGEEC | ||||||||||||||||||
Percentagem de diplomados em CET, Especializações e Diplomas de especialização, por área de educação e formação
NOTAS: | ||||||||||||||||||
a) Inclui todos os cursos/ciclos de estudos referidos na tabela I31.1. | ||||||||||||||||||
b) Curso de ensino pós secundário não superior, não conferente de grau. | ||||||||||||||||||
c) Inclui os cursos de especialização pós-licenciatura e pós-bacharelato. Cursos não conferentes de grau, que visam a especialização de titulares do grau de licenciado e, nalguns casos, do grau de bacharel: Diploma ou certificado não conferente de grau. | ||||||||||||||||||
d) Diploma atribuído pela conclusão de um curso de mestrado 2º ciclo, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares a que corresponde um mínimo de 50% do total dos créditos do 2.º ciclo de estudos (Decreto-Lei n.º 74/2006, 24 de março, e respetivas alterações). Este diploma não se traduz na conclusão do nível CITE em que o ciclo de estudos está classificado. | ||||||||||||||||||
e) Diploma atribuído pela conclusão de um curso de doutoramento 3º ciclo, constituído pelo conjunto organizado das unidades curriculares de suporte à investigação (Decreto-Lei n.º 74/2006, 24 de março, e respetivas alterações). Este diploma não se traduz na conclusão do nível CITE em que o ciclo de estudos está classificado. | ||||||||||||||||||
f) A recolha deste nível de formação teve início de forma opcional em 2010/11, passando a obrigatória em 2011/12. |
Fonte: DGEEC - Dados compilados em fevereiro de 2019